Prazer, Viviane Raposo, psicóloga humanista

Sabe aquela vida plena em que você tem o domínio de todos os seus pensamentos e emoções, quando a procrastinação e a impulsividade são coisas do passado e você finalmente se tornou aquela versão de si mesmo que sempre sonhou? Se você fizer terapia comigo eu te dou 100% de certeza de que você nunca vai chegar lá.

Sim, é isso mesmo que você leu. Não é porque sou psicóloga que de vez em quando eu também não me pego sonhando com uma versão ideal (e tão distante da realidade) de mim mesma, mas com a ajuda do meu próprio processo terapêutico e dos meus conhecimentos técnicos, a cada dia eu me torno uma companhia cada vez mais gentil e acolhedora para mim mesma.

O que eu mais gosto sobre trabalhar como psicóloga é a possibilidade de conhecer pessoas que são incríveis mas que estão presas na companhia de mentes inquietas, hostis e controladoras. Nada é mais recompensador do que ajudá-las a construir uma vida com mais leveza e um relacionamento mais saudável com suas qualidades, seus defeitos e tudo o mais que as faz humanas.

O autoconhecimento é a chave para uma vida autêntica e com mais leveza

Público-alvo

Será que eu sou a psicóloga certa para você?

Eu atendo homens e mulheres a partir dos 15 anos de idade que tem interesse em conhecer com profundidade seus modos de funcionamento individuais para assim conquistar o protagonismo na narração e construção da própria vida. Para mim, o autoconhecimento não é um mero exercício intelectual de encaixar histórias de vida em teorias psicológicas explicativas; o autoconhecimento é o primeiro passo para transformar sua relação com o mundo e atingir plenamente seu potencial humano. Não trabalho com objetivos ou técnicas pré-determinados, são os encontros e a relação terapêutica que revelam os caminhos a serem percorridos, e mesmo conhecendo e confiando no processo sempre me encanto com os rumos inovadores e variados que a terapia percorre com cada cliente.

Psicoterapia Online ou presencial | Qual escolher?

Conheça as vantagens e desvantagens de cada modalidade e escolha a que mais faz sentido para você:

Desde a pandemia de COVID-19, a psicoterapia online tem ganhado cada vez mais espaço. Mas mesmo antes de sua popularização, pesquisas científicas já indicavam que essa modalidade era tão efetiva quanto a tradicional psicoterapia presencial. Se o processo terapêutico pode se desenvolver igualmente bem em ambas as modalidades, o que é preciso levar em conta ao decidir entre elas? Veja abaixo as vantagens e desvantagens de cada proposta.

A terapia online traz a comodidade de um atendimento feito no ambiente de escolha do cliente, geralmente no conforto do seu quarto, e por não envolver deslocamento, ela pode ser mais facilmente encaixada na rotina. Essa modalidade é indicada para quem já está acostumado com o ambiente virtual e que possui acesso a um espaço adequado para esse atendimento, um local sem distrações e onde outras pessoas não possam circular ou ouvir a sessão. Outro ponto positivo é a possibilidade de fazer terapia sem limitações geográficas, o que permite uma escolha mais livre de psicoterapeutas baseada na identificação pessoal, faixa de preços, abordagem teórica ou qualquer outro critério relevante ao cliente. As desvantagens são a limitação da comunicação não-verbal, e a possibilidade de intercorrências devido à tecnologia, como quedas de conexão e problemas com os aparelhos usados para a chamada. 

A terapia presencial tem como vantagens a maior participação da linguagem não-verbal na relação terapêutica, bem como o contato físico e a sensação de proximidade que muitas pessoas só conseguem sentir com o encontro presencial. Ela é indicada para pessoas que se sentem desgastadas ou desconfortáveis com encontros virtuais, e também para aqueles que não tem a disponibilidade de um local adequado para o atendimento online, que seja confortável, livre de distrações e com garantia de sigilo, sem a interferência de outras pessoas. Suas desvantagens são o maior investimento que esse tipo de terapia requer, como o financeiro, visto que ela demanda o aluguel de um espaço que geralmente encarece a sessão, assim como o deslocamento, que também aumenta não só o tempo semanal a ser reservado à terapia mas também a possibilidade de atrasos e imprevistos. Outro ponto negativo é a limitação geográfica, pois ainda que encontre na internet terapeutas com quem se identifica, o cliente que opta por essa modalidade se limita aos terapeutas que atendem a uma distância reduzida.

O modelo de terapia híbrido parte de um acordo entre cliente e terapeuta que envolve sessões presenciais mescladas com sessões online. Ele possui uma mistura das vantagens e desvantagens citadas anteriormente, e pode ser um modo de testar as duas modalidades para descobrir qual combina melhor com seu perfil, além de evitar a interrupção ou o fim prematuro da terapia por conta de viagens ou mudanças de endereço.

Como se preparar para a terapia?

Seja presencial ou online, o setting terapêutico demanda do cliente e do psicólogo um cuidado especial para que o encontro seja aproveitado ao máximo

A terapia é aquele momento da semana em que você dedica um tempo para refletir profundamente sobre sua vida, seja para buscar compreensão, mudanças ou um pouco das duas coisas. Por conta da frequência e da intencionalidade inerentes ao processo terapêutico, ele costuma ganhar a qualidade de um ritual de reflexão e autocuidado. Para garantir a melhor experiência possível, ofereço aqui algumas dicas sobre como se preparar para esse momento:

Atendimento presencial

Atendimento online

Obs.: O atendimento online oferece muita praticidade, mas requer alguns cuidados para evitar situações que atrapalham ou até mesmo inviabilizam a terapia:


LinkInstagramLink

Depoimentos

"Minha experiência com a Viviane foi fantástica, no momento difícil como a pandemia ela me ajudou muito. Conseguiu me ajudar em um relacionamento abusivo, onde ela já enxergava e eu não conseguia ver, naquele estresse todo o melhor momento do meu dia era poder iniciar nossa sessão! Sempre pontual, e simpática acima de tudo. Foi minha primeira experiência com terapias, e hoje eu posso ver o quanto é fundamental uma profissional dessa na minha vida." - M.E.O.S.

"A profissional é Muito atenciosa e gentil, gostei muito, ela passa confiança e faz a gente se sentir a vontade." - V.S.G.

"Viviane possui uma escuta empática, transmitindo acolhimento e segurança durante as sessões. Através do processo terapêutico pude perceber, reconhecer e refletir sobre meus pensamentos e emoções. Sou grata por nossa caminhada!" - L.G.

"Viviane é uma ótima psicóloga e está me ajudando a enxergar minha ansiedade por outros ângulos. Estou aproveitando bastante o processo." - A.C.N.V.

"Viviane tem sido uma grande guia na trilha. É muito atenciosa e têm sido uma experiência única ter o acompanhamento dela, sem dúvidas recomendo muito o atendimento com ela!" - L.F.G.F.

"A Viviane é ótima! Sabe se comunicar comigo é me atende da melhor forma! Uma das melhores psicólogas que eu to tendo o prazer de conhecer e de ser atendida! Uma pessoa humana que pensa muito nos seus pacientes! To amando muito! Recomendo de olhos fechados! Perfeita. Está me ajudando muito na minha ansiedade e depressão. Sempre com bons conselhos e com bons olhares! Sempre pontual!" -J.S.O.